quarta-feira, 3 de setembro de 2008

3 DE SETEMBRO, DIA NACIONAL DO BIÓLOGO

Caro Biólogo, hoje é seu dia. Parabens!!!
No dia 02 de fevereiro de 1984, surgia em Teresina, a Associação Profissional de Biólogos do Estado do Piauí-ABIOPI. De 1984 a ABIOPI, desenvolveu várias ações, como a criação da categoria de Biólogo no Estado do Piauí, o V e VI encontro Nordestino de Zoologia e o I Encontro de Biólogos do Estado do Piauí, I Encontro Estadual de Meio Ambiente, entre outras, aprovou seu estatudo. Em 08 de junho de 1985 houve uma Assembléia Geral para a transformação da Associação Profissional de Biólogos do Estado do Piauí, para Sindicato dos Biólogos do Estado do Piauí, mantendo a mesma sigla (ABIOPI) e a mesma logomarca.
Desde sua fundação a ABIOPI, mesmo com dificuldades, está no 7º presidente eleito, participando de comissões, defendendo ações de apoio aos biólogos, à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente e defendendo a flora e a fauna.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Biólogo do Piauí participa do Curso de Capacitação em Gestão Participativa de UCs na Mata Atlântica do Nordeste

O Biólogo Airan Silva Lopes participou do Curso de Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação na Mata Atlântica do Nordeste, promovido pela Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste-AMANE. O referido Curso foi minist rado no Estado do Ceará para gestores de UCs dos Estados do Ceará e Piauí, dividido em dois módulos (o primeiro em Fortaleza e o segundo em Guaramiranga), realizados nos períodos de 21 a 25/07/08 e de 25/08/08, respectivamente, com disciplinas interessantíssimas ministradas por competentes professores (Adriana Paese, Cecília Alves Costa, Liza Baggio, Marcelo Pelizzoli, Carla Jeane Helfemsteller, Severino Rodrigo R. Pinto e Thomas Enlazador).

Bióloga defende Trabalho de Conclusão de Curso sobre Plantas Tropicais no Piauí

A bióloga licenciada Antonieta Alexandrina de Jesus e técnica de laboratório da UFPI, campus de Bom Jesus, PI, defendeu hoje (02/09/08) seu Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Biológicas da UFPI, modalidade Bacharelado. O título do trabalho: Diagnóstico da Produção de Plantas Tropicais no Estado do Piauí, Brasil. Parabens !!!

Universidade Federal do Piauí recebe o VIII Encontro de Mestres de Rede PRODEMA

Entre os dias 02 a 05/09/08, a UFPI recebe o VIII Encontro de Mestres de Rede PRODEMA, além do XIII Seminário Integrador. O citado evento acontece no Centro de Tecnologia e no Centro de Ciências Humanas e Letras, no Campus Ministro Petrônio Portela, Teresina, PI.
A programação reserva espaço para discussão e apresentação de trabalhos científicos, palestras, além de visitas aos pontos turísticos de Teresina.
O prof. Luiz Carlos Boldicero Molion, doutor em Meteorologia, representante da América Latina junto à Organização Meteorológica Mundial realizará a conferência de abertura com a t temática: " Mudança Climática": uma visão interdisciplinar.
Haverá apresentação de posteres, no total de 170 projetos de pesquisa, representando os trabalhos dos mestrandos em Desenvolvimento e Meio Ambiente das Universidades: UFPI, UFPB, UFPE, UFC, UFAL, UFRN, UFS e UESC. O Encontro promete.