quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A FLORA E A BÍBLIA

   A identificação das espécies vegetais citadas na Bíblia é bastante difícil. É designadamente, esse caso, do "fruto do pecado", que causou a queda ou expulsão do Adão e Eva do Jardim do Éden, ou Paraíso. Apesar das escrituras apresentarem qualquer precisão sobre a natureza deste fruto, a tradição sempre o identificou como a maçã (Malus sp), o que provocou grandes discussões sobre  o problema de saber se esse fruto  era de fato conhecido na época bíblica. O mesmo acontece, no que refere-se aos "lírios-do-campo", que poderia não ser mais do que uma anêmona (nome comum a várias plantas ornamentais da família Ranunculaceae, Anemone spp).
  A Bíblia apresenta centenas de espécies de plantas, bem como o emprego destas pelos homens. A vinheda, permitia produzir o vinho, as oliveiras, o azeite.  As  terebintáceas, forneciam o incenso e diversos perfumes. O balsameiro, era utilizado pelas suas virtudes curativas e a hena, para tinturaria, hoje usada em tatuagem:
      ...Olhai como crescem os lírios-do-campo!
                                                             (Mateus 6,28-29)
  ...Cortaram-se cedros, escolhe-se uma azinheira ou um carvalho, deixando-os crescer entre as árvores da floresta!
                                                             (Isaias 44, 14)
      ...A romanzeira, a macieira, todas as árvores do campo estão secas!
                                                             (Joel 1, 12)
     ...Aprendi a parábola tirada da figueira: quando os seus ramos se tornam tenros e as folhas começam a despontar, sabeis que o Verão está próximo!                                  (Mateus 24, 32)
          ... Ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra!
                                                  (Mateus 2, 11).

 
Airan Silva Lopes
Prof. MSc. do Departamento
de Biologia da UFPI.